Redes Sociais

O número de utilizadores portugueses de redes sociais triplicou em sete anos, para 54,8% em 2015, e um terço das empresas usa estas plataformas, de acordo com estudos da Marktest e da IDC Portugal, respectivamente.

“Entre 2008 e 2015, o número de utilizadores de redes sociais em Portugal cresceu de 17,1% para 54,8%”, disse à Lusa Esperança Afonso, responsável pelo estudo da Marktest “Os portugueses e as redes sociais 2015”, tendo em conta que 65,4% dos portugueses usa a Internet. Segundo o estudo, do total de páginas da Internet consultadas durante a navegação, 15% respeitava as redes sociais, responsáveis por 38% do tempo consumido a navegar na rede.

O Facebook é a rede social com maior taxa de penetração em Portugal, com 93,6%, seguido do YouTube (41,4%), Google + (40,2%), LinkedIn (37,3%), Instagram (28,9%) e Twitter (23,6%), segundo o estudo da Marktest. Por exemplo, no ano passado, a utilização das redes sociais Instagram e Tumblr cresceu 31% face a 2014.
No que respeita às funcionalidades utilizadas pelos portugueses nas redes sociais, o estudo revelou que a maioria (78,1%) usa estas plataformas para enviar e receber mensagens, seguindo-se a visualização de vídeos (67,7%), sendo que esta última “apresenta uma tendência de crescimento”, segundo Esperança Afonso. Em terceiro lugar, os portugueses usam as redes sociais para comentar publicações de amigos (67,6%), seguido do uso de serviço de “chat” (64,4%). Ler notícias em “sites” de informação (61,5%) e partilhar “links” de artigos (54,6%) são outras das funcionalidades utilizadas pelos portugueses nas redes sociais.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s